sábado, 23 de outubro de 2010

Pra você que se "diz punk"



Opa! Bem pra você que fica falando “sou punk ate a morte” e mau sabe quais os conceitos do punk...me prestei para fazer uma breve pesquisa sobe a historia e algumas variações deste movimento! Novamente créditos ao nosso querido amigo Wikipédia!
Ah! O assunto e extremamente extenso apenas procurei um breve resumo e falar de algumas das variações do punk ou melhor as que mais marcaram em minha opinião é claro!
O punk surgiu na década de 70 na Inglaterra. No começo, as bandas tocavam punk rock, estilo que confrontava o som da época: o heavy metal, o pop e outros, onde o público apenas apreciava de longe e não tinha contato com os músicos, pois não passavam de estrelas (popstars). Citam-se bandas como Deep Purple, Pink Floyd, Yes, Black Sabbath, Led Zeppelin e outras, que tinham músicas muito trabalhadas e letras viajantes, fora da realidade que o público vivia. Principalmente, na época da guerra fria e da queda do movimento hippie, que exigia nas ruas o Paz e Amor, enquanto os punks surgiam gritando o caos que enfrentavam e diziam "No future".
O punk quebrou o som feito pra vender, criando algo de poucos acordes e letras da realidade pobre de jovens desempregados e sem futuro. Criticavam o governo, a educação, os políticos, os impostos, a pobreza, o desemprego, a falta de perspectiva e outros problemas. Contudo, bandas como Sex Pistols, criadas para a moda e vender roupas de fetiche de Malcolm McLaren, chamavam a atenção das grandes gravadoras, sedentas de dinheiro deste novo som, feito por "drogados e garotos suburbanos". Acarretando em pouco tempo, uma imagem ruim do que o punk real transmitia, onde muitos foram cooptados para virarem ícones, sifras para gravadoras e até para filmes. Mas os Sex Pistols foram sinceros ao lançarem um play minimalista chamado "Sex Pistols: A grande farsa do rock and roll".
Punk é uma gíria para podre, madeira ruim, o que não presta. A origem do termo é difícil de dizer, inclusive o escritor William Shakespeare cita "punk" em uma de suas obras, nota-se então, como ele é antigo.
A década de 70 passava, enquanto bandas como Ramones, The Clash (considerada traidora porque fez um comercial para uma multinacional de jeans) e outras, caíam na mídia enquanto outras fugiam do punk que estava sendo sugado pela discoteca, tendo o filme "Embalos de Sábado à Noite" como um marco para a queda do punk rock moda, pois as gravadoras tentavam tirar a criatividade e a espontaneidade do subúrbio pobre de jovens que montavam bandas em cada esquina, para se entregarem às danceterias.
A década de 70 ainda trouxe os fanzines punks, sendo iniciado por >Sniffing Glue< (Cheirando Cola), onde mostrava que você é capaz de fazer todo seu material sem precisar comprar revistas idiotas, camisas de lojas e pagar caro por discos e fitas. Assim, criou-se o lema DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo).
A CRASS foi uma das mais importantes bandas DIY da Inglaterra, mostrando que o punk politizado e anarquista era possível, que confrontar o Estado e suas vertentes, já estava na hora. Ela causou um impacto terrível ao Reino Unido, sendo alvo de pauta de discussões no governo inglês que diziam: "Crass é um perigo. É uma das piores coisas da Inglaterra!".

1 - Anarcopunk é uma vertente do movimento punk que consiste de bandas, grupos e indivíduos que promovem políticas anarquistas.
Apesar de nem todos os punks apoiarem o anarquismo, o pensamento tem um papel importante na cultura punk, e o punk teve uma influência significativa no anarquismo contemporâneo. O termo "anarcopunk" é algumas vezes aplicado exclusivamente a bandas que fizeram parte do movimento anarcopunk original no Reino Unido na década de 1970 e 1980, como Crass, Conflict, Flux of Pink Indians, Subhumans, Poison Girls e Oi Polloi. Alguns utilizam o termo mais amplamente para se referir a qualquer música punk com conteúdo anarquista em sua letra. Essa definição mais ampla inclui bandas crust punk e bandas d-beat como Discharge, e podem incluir bandas de hardcore punk dos Estados Unidos, como MDC, artistas de folk punk como This Bike Is a Pipe Bomb ou artistas em outros subgêneros.
2 - Street punk é o nome dado à uma uma variação do punk rock surgida no final da década de 1970 na Inglaterra com bandas como o Sham 69 (considerada como os pais do estilo), Cockney Rejects, Cock Sparrer, The 4-Skins e outras. O Streetpunk/Oi! era basicamente um punk rock vindo dos subúrbios, tinha como ideal ser uma revitalização do punk agressivo, realista, das ruas, sem a comercialização e a suavização da new wave. Era a música que segundo Gary Bushell, unia "punks, skins e toda a juventude sem futuro".
A designação do streetpunk pelo termo Oi! foi originado no início da década de 1980 pelo jornalista britânico Garry Bushell, termo esse retirado da música dos Cockney Rejects "Oi! Oi! Oi!". Porém, a subcultura já existia desde o final dos anos 1970, liderada por diversas bandas. A palavra oi! na gíria cockney, tem o mesmo significado da saudação oi! em português.
O Streetpunk/Oi! foi associado ao facismo e ao neonazismo, pois muitos skinheads neonazistas ouviam esse tipo de som e iam aos shows. Porém, várias bandas iniciais do estilo como Cockney Rejects, Sham 69, The Oppressed, The Redskins entre outras, se declararam publicamente contra essa associação. Jeff Turner, vocalista do Cockney Rejects, em sua autobiografia, descreve um incidente em que os membros da banda e seus roadies se envolveram em uma briga contra membros do British Movement num dos primeiros shows do Cockney Rejects. O Sham 69 parou durante um tempo de tocar ao vivo, depois que um concerto em 1978 no Middlesex Polytechnic foi interrompido por white powers simpatizantes do National Front que quebraram o palco. Com o passar do tempo, os skinheads neonazistas se ligaram mais ao RAC do que ao Streetpunk/Oi!.
3 - Nazi punk é um neo-nazista que faz parte da subcultura punk. O termo também descreve um tipo de música.  A música nazi punk é semelhante à maioria das formas de punk rock, embora se distinga por ter letras que expressam o ódio contra judeus, homossexuais, comunistas, anarquistas, anti-racistas e pessoas que não são consideradas brancas.
Em 1978, na Grã-Bretanha, a British National Front tinha uma organização punk orientanda juvenil chamada de Punk Front. Embora a Punk Front tenha durado apenas um ano, recrutaram vários punks ingleses, bem como formando uma série de bandas punks white powers como os The Dentists, The Ventz, Tragic Minds e White Boss. A subcultura nazi punk surgiu nos Estados Unidos no início de 1980, durante a ascensão da cena hardcore punk. No início de 1980, os skinheads white powers da banda Brutal Attack temporariamente se transformaram em uma banda nazi punk. Eles disseram que fizeram isso na esperança de ficar mais fácil reservar concertos públicos, mas esta tática não funcionou, e logo voltaram a ser uma banda skinhead racista.


4 comentários:

  1. \o/ o povo dessa cidade precisa saber disso ...
    é uma droga tu ver uma foto escrito : aah anarquia! ! WTF'S ? pergunta pra essa pessoa se ela sabe de algo significativo sobre o assunto ?não querendo generalizar.. mas vamos e viemos né.. --' parabéns² iuri !

    ResponderExcluir
  2. vlw! é verdade ta muito complicado as coisas aqui!

    ResponderExcluir
  3. Interessante, muitas pessoas são tachadas punk apenas por curtir um Rock Pesado.
    É bom saber as origens do estilo.
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir